Valores a Receber: veja como fazer a consulta com seu CPF

Por Sérgio Ferreira 22/02/2023 - 08:01 hs

Por Sérgio Ferreira

Em razão do Sistema de Valores a Receber (SVR) e do Banco Central (BC), é possível verificar se há alguma quantia para em bancos, consórcios e outras instituições. O BC disponibilizou o SVR no ano passado, e na época, cerca de R$ 8 bilhões estavam disponíveis para resgate pelos brasileiros.

Entretanto, no período que este recurso foi criado, após três meses de consultas, o BC optou por interromper o serviço para aprimorar as funções. Assim, o BC deverá informar um novo sistema para utilizar o Sistema de Valores a Receber. 

Caso não houver nenhuma mudança, o cidadão deverá acessar a página oficial do sistema (valoresareceber.bcb.gov.br) e informar o CPF e os dados de nascimento. Como dito acima, no momento, o SVR está suspenso e indisponível para consultas.

Detalhes sobre o Sistema de Valores a Receber (SVR)

Na página do BC, há um aviso comunicando que “Primordialmente, fique tranquilo! Você não corre o risco de perder os valores a que tem direito. Eles continuarão guardados pelas instituições financeiras, esperando que você solicite a devolução, quando as consultas ao SVR forem retomadas”.

Ademais, com a suspensão do serviço, criminosos solicitaram a utilização do nome do SVR para aplicar golpes nos brasileiros. A partir de uma mensagem falsa, eles prometem o recebimento de valores esquecidos através do Pix, a fim de roubar dados financeiros das vítimas.

Por fim, o SVR foi criado para auxiliar na recuperação destes valores esquecidos. Dessa forma, é importante ressaltar que as instituições financeiras não podem utilizar esses recursos para outros fins, uma vez que eles pertencem aos seus titulares originais.

canalconsultapublica.com.br